Cuide bem de seus pés

Dois cuidados contínuos e obrigatórios: observação e higienização. Cuidados simples que podem ser tomados para evitar o pé diabético e outros problemas. PREVENÇÃO. É o nome da receita que você pode conhecer a seguir.

Vamos a receita:

Examine seus pés
Diariamente, analise a presença de calosidades, pele ressecada ou a presença de problemas importantes como rachaduras, bolhas, feridas, frieiras ou alterações de coloração da pele. Faça esse exame sempre, estabeleça esse procedimento como rotina.


Examine inclusive os pés de seus filhos

No banho
Banhe seus pés usando sabonete de glicerina (excelente, inclusive para todo o corpo) e água morna. Nunca use água muito quente. A água quente favorece o ressecamento da pele e contribui para a alteração da sensibilidade térmica.

Hidratação 
Após o banho, seque bem os pés com uma toalha macia, sem esfregar, principalmente entre os dedos e ao redor das unhas. Use um bom hidratante. Não aplique o hidratante em lesões. Conheça o melhor hidratante.

Meias
As meias sem costura e sem elástico são as melhores opções, inclusive para pessoas diabéticas, pois evitam machucados. Prefira as meias de algodão, sempre. No caso de um frio rigoroso, como no inverno, use meias de lã. As meias de nylon dificultam a transpiração, porém há aquelas meias de compressão que devem ser usadas no caso de recomendação médica.

Unhas
Prefira cortar as unhas com um profissional. Lembre-se: despesas com saúde não são gastos, são investimentos. O ideal é cortá-las com intervalo máximo de 4 semanas. Evite manipular suas próprias unhas. Prefira recorrer à um profissional de confiança.

Mas, se não houver oportunidade de usar os serviços de um profissional, prefira cortar as unhas após o banho, pois estarão mais amolecidas por causa do calor e será mais fácil. Tenha sempre em mente uma regra: só corte as unhas após lavar os pés. Sempre. Isso evitará infecções.

O corte não deve ser necessariamente quadrado, mas deve respeitar a anatomia dos dedos. Evite cortar os cantos (assim você não dá espaço para a formação de mais pele). Não enfie pauzinhos ou ferrinhos nos cantos das unhas. Não force a base das unhas com espátulas. Evite que suas unhas encravem ou infeccionem. Caso já tenha unha encravada, você deve obrigatoriamente procurar um podólogo. Não arrisque a saúde de seus pés. No caso de você ser diabético, informe sempre o profissional.

Caso suas unhas estejam muito grossas, com aspecto “esfarelado”, com alterações na cor ou descolando da base, procure um dermatologista pois você pode estar com micose e necessitar de um tratamento com medicações de uso oral por algumas semanas.

Calos
Um ponto fundamental no caso da presença de calos é nunca cortá-los, nem usar substâncias abrasivas, como líquidos vendidos em lojas de cosméticos. Vale a pena ler um post sobre como evitar calosidade. No caso da existência de joanetes, recomendo a leitura do post exclusivo sobre essa alteração.

Calçados
O ideal é usar sapatos fechados e macios, em numeração e altura adequadas. Conforto é quesito obrigatório. Ao experimentar um sapato novo verifique conscientemente  o acabamento interno. No caso de perda de sensibilidade prefira os calçados próprios para diabéticos. Não compre sapatos de plástico e de couro sintético. Eles contribuem para o aumento da transpiração. Prefira os de couro natural, como os de pelica, por exemplo. Ainda há a opção de usar tênis que são excelentes, pois há vários modelos e cores, para várias ocasiões, inclusive com amortecimento de impactos.

Para mais dicas sobre sapatos vale ler o post sobre como comprar sapatos e o post sobre como guardá-los. Vale a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...